Cultura Celta

culturacelta.jpg

Olá pessoal, como vocês estão? Hoje o assunto é muito desconhecido para mim, então foram dias de pesquisa para unir estas informações, e é sempre bom conhecer coisas novas. Música Celta eu ouvia dos meus amigos falar, e para mim era um monte de pessoas dançando com vestidos, saias grandes, ternos de época, como se fossem camponeses ou vivendo num mundo de fantasia. Mas isso foi um pré-conceito, e eu não gostava de ouvir as músicas quando meus amigos estavam falando dela, e agora minha amiga mandou para eu ouvir novamente e acabei gostando. Já que nosso blog é de variedades, quis trazer um pouco desta cultura para vocês. Enjoy it (:

Alguns conceitos…

  • O povo celta surgiu no século VI a.C.,  à partir da junção de várias tribos da Europa. A origem desta civilização se remota ao processo de desenvolvimento da Idade do Ferro, quando estes teriam sido os responsáveis pela introdução do manuseio do ferro e da metalurgia no continente europeu. Eles são reconhecidos por suas caracteristicas mágicas, espirituais e pelo cultivo a natureza. Pertenciam a esta cultura países como Irlanda, França, Portugal, Escócia, País de Gales, entre outros).
  • Os idiomas que fazem parte desta cultura são: goidélico (o mais antigo que é derivado do irlandês; gaélico escocês, lingua manx da Ilha de Man e celta-p pelos gauleses e habitantes da Bretanha e País de Gales.

  • Eles consideravam que a magia  fazia parte com o mundo físico, eles enalteciam o universo e também reconheciam seus valores baseados na energia. A Magia Celta é uma linha de Magia ligada à luz, cujo objetivo é facilitar a ligação com a Terra e suas forças de transformação. O Mago estuda os ritmos da natureza, os eventos celestes e as forças dos quatro elementos, para depois utilizá-las em rituais. Sua mitologia e religião estavam centradas no amor, morte, sexualidade, fertilidade. Todo tipo de energia era valioso para eles, assim como os quatro elementos (terra, água, fogo e ar). Até as pedras faziam parte disto,no qual guardava ensinamentos profundos.
  • Há  também de se confundir celta com druídismo, a diferença é que a religião celta era mais centrada à mãe natureza enquanto o druídismo apegava-se a diversas divinidades ligadas à natureza.

  

  • Eles se dedicavam bastante a arte de guerra (produção de armaduras, espadas, outros tipos de armadura, usando metais (assim como o ferro, por terem sido responsáveis da intodução desse metal na metarlugica).
  • A influência da arte celta está ainda presente nas iluminuras medievais Irlandesas e em muitas manifestações do folclore do noroeste europeu, na música e arquitetura de boa parte da Europa ocidental, são ricas as narrativas da mitologia Celta. Também você encontra sobre a cultura tanto em livros como em filmes. Suas lendas influenciaram a cultura de vários países na Euroupa, com em destaque para o corte do Rei Arthur, a espada de Excalibur e as lendas de Avalon.

 

Vestuário

 

  • A aparência de seus trajes era bem coloridas, principalmente por cores purpura, carmesin e verde. Estampas como xadrez, listras e roupas lisas faziam parte da composição.

DSC_0157

0c69a1b957d422ace1582b908d8eb571.jpg

  • Eram saias longas, camisas de lã ou linha com detalhes geométricos. Usavam uma capa negra de lã por cima desta vestimenta para se cobrir de chuvas e tempos frios, finalizando com um cinturão de couro com apliques metalicos, broches e vários ornamentos corporais.
  • Tanto os homens e mulheres prendiam seus cabelos com alfinetes e usavam joias de ouro ou prata, ricamente produzidas. Aqueles que não podiam ter joias deste requirimento, recorriam ao bronze com outros metais na composição. O comprimento de suas capas definiam seu status social assim como os acessórios.

  • O acessório principal utilizado pelos celtas era o torque,  um grosso colar de ouro usado ao redor do pescoço. Quanto mais grosso o torque, mais socialmente proeminente era seu portador.

  • Os Gaesatae, combatentes trazidos de além-Alpes, exibiam-se nus à frente da primeira linha de batalha, tendo por únicos adornos um torques no pescoço e pulseiras nos pulsos, de ouro.

 celtic_wedding_dress_ros017_large.jpg

  • As mulheres usavam vestidos acinturados que realçavam suas formas graças a cintos de couro e, no caso das nobres, ouro e pedras presos aos quadris.
  • Os homens celtas davam preferência ao uso de longos bigodes, que usavam – segundo os observadores clássicos – para ‘filtrar’ a cerveja enquanto a bebiam.

  • Cabelos longos eram costume em ambos os sexos, e muitos vestígios arqueológicos – bem como relatos textuais – indicam o constante uso de tranças e rabos-de-cavalo.
  • Usavam sapatos e sandálias de couro.

 

Música 

A música tradicional celta é composta por danças tais como as reels, as jigas, valsas, marchas, entre outras, que podem ser tocadas por violinos, acordeons, flautas, whistles (espécie de flauta irlandesa) , banjo (usado mais nos EUA) , gaitas de foles, bodhran (instrumento de percussão) , etc.

Ela vem principalmente de uma região remota da Grã Bretanha. Os bretões (franceses) vieram do sul da Escócia (estreito de Clyde) , de Lancashire, e do país de Gales. Assim todos esses povos mantiveram influências em comum. A música continuou em alguns aspectos alheia à influência moderna. Porem 95% da música consiste de influencia pós –barroca”.

Trovoadores eram os artistas de origem nobre do sul da França que geralmente acompanhado de instrumentos musicais como alaúde ou cistre, eles faziam suas próprias composições e cantavam cantigas também.

Tiveram interação com muitas outras culturas das quais incorporaram muitos contributos: greco-romana, escandinava, anglo-saxónica (para referir apenas as principais), entre outras que se fizeram sentir ao longo de milhares de anos, até hoje.

A música celta só foi se popularizar nos anos 60 nos Estados Unidos e nos anos 90 explodiu nas paradas mundiais com o New Age e artista como Enya.

As subdivisões mais comuns são: New Age, Tradicional, Fusion e Folk.

 

Conheçam algumas bandas

 

Terra Celta – grupo brasileiro de folk rock que faz músicas com ritmo celta, com humor e em português, inicialmente em inglês, eles também tem o costume de subir a carater celta nos palcos.

 

Enya – cantora, compositora e instrumentista irlandesa, ela foi a artista que explodiu nos anos 90 com suas músicas no ritmo new age e celta sendo nomeada como a Rainha do New Age.

 

Faun – essa é a banda que me fez publicar sobre esse assunto, que minha amiga Adrieli Lima me indicou, são alemãos que misturam música folclórica pagã com música medieval.

 

Eluveitie –  meu amigo Kelvin Richard que me indicou esta música, confesso Kelvin que demorei pra ouvi-la por completo, mas quando fiz, que caramba de música boa. Com gênero folk metal direto da Suíça.

 

Celtic Woman – grupo irlandês, unindo o ritmo celta com uma jogada moderna ao mesmo tempo desde 2004.

 

Mägo de Oz- outra indicação do meu amigo Kelvin Richard, banda de folk com heavy metal direto da Espanha desde 1989.

 

OMNIA – grupo holandês de neocelta pagã folk que une vários idiomas em suas músicas (inglês, alemão, latim, espanhol entre outros).

 

Horslips – banda irlandesa que traz em seu som ispirações dos jigs e reels vindo da Irlanda, Eles são conhecidos como os Pais do Rock Celta.

 

Moving Hearts – outra banda direto da Irlanda que caracterizou por unir o rock com a música celta. Eles seguem como exemplo a banda Horslips, mas adicionando elementos de jazz no seu som.

 

Gaelic Storm – um dos filmes mais aclamados e amados por todos, Titanic, a cena que Jack e Rose dançam na festa da terceira classe do navil,  traz essa música pela banda americana Gaelic Storm que une a música Irlandesa e Escocesa com o rock também.

Esta publicação foi diferente para mim pois conheci um pouco mais desse ritmo e acabei gostando, espero que vocês também gostem, e se tiver banda celta pra indicar pra gente só deixar aqui nos comentários. Até a próxima pessoal.

 

Fontes: http://www.ippb.org.br/mythos-editora por Ana Elizabeth Calvacanti da Costa

http://www.wikipédia.com.br

http://www.infoescola.com

http://www.e-dublin.com.br/musicas-celtas-que-voce-deveria-conhecer/

http://www.seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2013/03/conhecendo-os-celtas.html

http://www.caminhocelta.blogspot.com.br/2009/06/costumes-e-vestimenta-celta.html

http://www.historiadomundo.uol.com.br/celta/

http://www.whiplash.net/materias/biografias/000235-skyclad

amanda

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s